Segura a criança daqui, aperta a bochecha ali, passa para os padrinhos, avós, tios, junta os primos, os amiguinhos, e na hora do parabéns não podia ser diferente - a atenção de todos permanece voltada ao aniversariante.
É normal que, com toda essa atenção, a criança fique assustada, irritada e não queira tirar muitas fotos na sua festinha.
Afinal, nem todas gostam ou estão acostumadas com tanto agito e atenção. Tudo o que ela quer é aproveitar seu aniversário ao máximo brincando bastante e comendo vários docinhos e salgadinhos, certo? (E quem não ama um "saguadin"?)
Já sabemos que tradicionalmente o "Parabéns" é cantado no final da festa, e que após esse momento, os convidados vão embora.
Com tantas novidades e atividades, é normal que o aniversariante se sinta sobrecarregado e fique mais cansado que o normal, muitas vezes não aguentando esperar até o final.
Por isso, uma sugestão é fazer um comunicado aos convidados para adiantar a hora do parabéns para o meio da festa, ou conforme o tempo de disposição física e emocional do aniversariante.
Converse e deixe claro a todos que a festa continuará mesmo após a cantoria.
Quanto mais nova a criança, maior será a probabilidade dela estranhar os rituais padrão de uma festa de aniversário. Neste caso é interessante que a família faça um "aquecimento" alguns dias antes do evento, seja treinando o parabéns, assoprando velinhas, batendo palma ou brincando. Dessa forma ela estará mais preparada quando o dia chegar.
O que há de mais bonito em registrar o dia e a fase de uma criança é a pureza e espontaneidade dela. Tendo isso em mente, uma das melhores formas de fazer esse registro é brincando e interagindo com ela e evitando frases como "Olha lá pra tia que ela vai tirar uma foto!". Pode não ser uma regra, mas quanto menos a criança se sentir observada e pensar em posar para as fotos, mais ela vai se soltar e mais bonito e verdadeiro será o resultado. ♥
Sabendo disso, aproveite para entrar nas brincadeiras e se conectar com ela, seja você papai, mamãe, amigos ou familiares; conversem, se abracem, dêem risada... enfim, se divirtam! Não apenas pelas fotos, e sim pelo valor que cada momento desse terá na vida de vocês - e eu estarei lá registrando tudo com muito carinho.
Se mesmo seguindo essas dicas a criança chorar, não fique chateada(o). O registro do sentimento autêntico naquele momento também tem sua importância e, além disso, será divertido rever essas fotos juntos quando ela crescer. ♥